sábado, 7 de dezembro de 2013

ALICES: CENÁRIOS DE VIDA E DE ARTE [aula referente  ao dia 05 de dezembro de 2013]


Nesta aula nos deslocamos até o Museu da UFRGS, localizado no campus centro da universidade. Exposição esta, organizada pelos estudantes da museologia 2011/1.

Para interesse geral, segue abaixo algumas informações importantes:


Mas antes de tudo, quem são as Alices????
  
Alice Soares (1917-2005)

Nascida na cidade da Uruguaiana,  Alice Soares teve contado com a arte desde a infancia, quando foi estimulada a desenhar por seus pais, que lhe entregavam lápis e papel para distrai-la. Formou-se em Pintura pelo Istituto Livre de Artes da UFRGS, em 1943, e em Escultura, em 1947, ano em que fez sua primeira exposição individual. Posteriormente, veio a lecionar neste estabelecimento - sendo professora titular da disciplina de Desenho - e a ocupar o cargo de diretora desta instituição.
A busca pelo aprimoramento foi constante ao longo da sua trajetória profissional. Realizou estudos em pintura em Horácio Juarez, em Buenos Aires, e com André Lhote, no Rio de Janeiro. Participou de cursos de serigrafia, com Júlio Plaza; gravura em metal, com Iberê Camargo; litografia, com
Marcelo Grassmann; cursos de colagem, com Solari.
Em 1960 obteve medalha de ouro em pintura no Salão da Associação Francisco Lisboa, na Qual, em 1963, ocupou o cargo de presidente. Foi fundadora e primeira diretora da Escolinha da Artes da Associação Cultural dos Ex-Alunos do Instituto de Artes, em 1964.
Recebeu o título de "Professor Emérito" pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em abril de 1980.

Alice Bumerangue (1917/2001)

Alice Esther Brueggemann nasceu em Porto Alegre. Começou a estudar Artes Plásticas, em 1937, na Escola De Belas Artes no Rio Grande do Sul, atual Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - IA, onde concluiu seus estudos no ano de 1943. A pintora foi aprendiz de artistas renomados, como Ado Malagoli, Luis Solari e Júlio Plaza, os quais foram essenciais no processo de formação de sua carreira como artista. Foi a partir dos ensinamentos de Malagoli que Brueggemann manifestou a vontade de transformação seu oficio em profissão.
A trajetória do seu trabalho foi marcada por exposições de suas obras, as quais ocorreram pouco depois de sua formação como artista plástica. Brueggemann criava obras com temas relacionados a figuras femininas e naturezas-mortas. As obras de Alice de destacavam pelas cores, luzes. sombras e efeitos que traziam uma singularidade às suas telas.




Esta exposição, dedicada a celebrar a beleza de vidas pautadas na amizade, no companheirismo, na capacidade artística e na energia positiva, é o resultado de uma obra coletiva, isnpirada em duas mulheres: Alice Alice Brueggemann e Alice Soares.

Apresenta-se como uma metáfora, a vista à casa de um  amigo querido, que dá a ver partes do mundo interior e do mundo sensível dessas artistas cujas impressões e expressões foram materializadas em imagens, cores, texturas, técnicas e suportes variados.

A exposição conta com três linhas de pensamento : a graduação, o atelier e a vida profissional. Além de obras táteis, e programas interativos, como quebra-cabeça, jogo e memória.

Para marcar o encerramento da exposição “Alices: Cenários de Vida e Arte”, a turma da Museologia da UFRGS realiza na próxima sexta-feira, dia 6 de dezembro, uma roda de memória sobre as Alices. Uma oportunidade para o público compartilhar as lembranças das duas artistas. Maria Soares, sobrinha de Alice Soares, estará presente no evento.


Roda de Memória Alices

Dia: 06/12/13
Horário: 14h30
Local: mezanino do Museu da UFRGS
Entrada Franca 

REFERENCIAS 

Folder e pagina da exposição no facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário